segunda-feira, 26 de março de 2012

Stephen Hawking (1942)

foto:Stephen Hawking -  domíniosfantasticos
Uma das mentes mais brilhantes do século 20. O cientista inglês propõe reflexões interessantes sobre a física moderna e a origem do Universo.

 

O mais brilhante físico desde Albert Einstein e, talvez desde Isaac Newton, Stephen William Hawking nasceu na Inglaterra em 8 de janeiro de 1942. 

Ele estudou no University College, em Oxford, e no Trinity Hall, em Cambridge, obtendo o doutorado em física em 1966. Começou a carreira científica em 1966. Começou a carreira científica em 1973 como assistente de pesquisa no Departamento de Matemática Aplicada em Cambridge em 1977 a 1979 e como professor de matemática desde então. Também foi membro do Instituto de Astronomia Teórica de 1968 a 1972.

Entre os muitos prêmios ganhos por Hawking estão o Prêmio William Hopkins da Sociedade Filosófica de Cambridge (1976), a Medalha Maxwell do Instituto de Física (1976), o prêmio Albert Einstein (1978), a Medalha de Ouro da Sociedade Real de Astronomia (1985), o Prêmio Wolf (1988), o Prêmio Especial de Literatura do Sunday Times (1989) e o Prêmio da Britannica (1989).

Durante sua carreira, o trabalho de Hawking se voltou à união dos dois maiosres ecomponente teóricos da física moderna: a mecânica quântica e a Teoria Geral da Relatividade de Einstein. Ele desenvolveu a Teoria Inflacionária, que sugere a existência de múltiplos Universos ligados pelos chamados "wormholes" (buracos de minhoca), pequenas flutuações quânticas no contínuo tempo-espaço.

Entre as obras escritas de Hawking que lhe valeram o respeito de seus colegas na física teórica estão A Estrutura em Larga Escala do Tempo-Espaço (com G. F. R. Ellis, 1973); A Relatividade Geral: uma Visão Centenária de Einstein (1979); Superespaço e Supergravidade (1981); O Primeiro Universo (1983); e 300 Anos da Gravitação (1987). Seus livros Uma Breve História do Tempo (1988), Buracos Negros e Universos Bebês (1993) e O Universo numa Casca de Noz (2001), que abordam suas teorias e a física quântica em geral, foram best-sellers e o tornaram ainda mais conhecido entre o público em geral.

Em 1963, Hawking soube que era portador de uma doença chamada esclerose amiotrófica lateral, um distúrbio degenerativo do sistema nervoso (conhecida popularmente como Doença de Lou Gehrig) que destrói o controle sobre os músculos, mas deixa intactas as faculdades mentais. Durante os anos que se seguiram, enquanto ele continuava com seus trabalhos científicos, seu corpo foi se deteriorando. Aos poucos, ele foi perdendo o uso das pernas e até a capacidade de falar.Aos poucos ele foi perdendo o uso das pernas e até a capacidade de falar. Nos anos 80, quando seu trabalho foi reconhecido internacionalmente, Hawking foi confinado a uma cadeira de rodas e forçado a falar por meio de um sintetizador de voz.
Nos anos 90, Hawking continuou a trabalhar, fazendo-se entender por meio de um computador. Capaz somente de mínimos movimentos com os dedos, o corpo que abriga uma das mais brilhantes mentes do mundo mal consegue digitar dez palavras por minuto.

fonte: Livro 100 Homens que mudaram a História do Mundo autor: Bill Yenne