sábado, 25 de fevereiro de 2012

Albert Einstein (1879 - 1955)

desenho: feito por mim Valéria de Oliveira

Provavelmente um dos mais brilhantes físicos e matemáticos da história e certamente o maior cientista desde Isaac Newton. Albert Einstein nasceu próximo a Ulm, Alemanha, em 14 de março de 1879, mas sua família mudou-se para a Itália quando ele tinha quinze anos de idade.O fato de ele só ter começado a falar aos três anos e ter tido alguns problemas na escola durante a infância não impediu que Albert obtivesse seu doutorado na Escola Politécnica de Zurique, na Suiça, em 1900, e se tornasse professor. Mais tarde, Einstein trabalhou no escritório suiço de patentes e, nas horas livres, escrevia tratados sobre física teórica.
  Em1905, ele publicou sua Teoria Geral da Relatividade,  na qual ele demonstrava que o tempo era relativo à velocidade em que o observador se movia. Ele também concluiu que a velocidade da luz, que conhecemos como 297 mil quilômetros por segundo, não é absoluta.
  A essência da Teoria Geral da Relatividade de Einstein diz que, se a matéria for convertida em energia, a quantidade de energia liberada pode ser calculada por uma fórmula razoavelmente simples: E=mc², em que c representa a velocidade da luz; E, a energia; e m representa a massa. Essa fórmula demonstra que uma pequena quantidade de massa pode ser convertida numa quantidade enorme de energia. Além disso, a fórmula demonstra matematicamente um meio de desenvolver armas nucleares e reatores para a produção de energia nuclear. A descoberta de Einstein sobre energia nuclear também explicou a natureza das estrelas (incluindo o nosso Sol), demonstrando que, se o Sol estivesse mesmo pegando "fogo", ele já teria se consumido muito tempo atrás. Numa reação nuclear, Einstein sugeriu que as imensas quantidades de luz e calor poderiam continuar sendo criadas, com perda de massas muito pequenas.
  Em 1914, Einstein voltou para a Alemanha, onde continuou a trabalhar com o efeito fotoelétrico, estudando como os metais emitem elétrons quando são expostos à luz. Foi por esse trabalho que ele recebeu o Prêmio Nobel de Física de 1921. Elel também contribuiu com os primeiro  estudos teóricos que levaram ao aproveitamento da energia nuclear.
  Depois que os nazistas assumiram o poder na Alemanha em 1933, Einstein, assim como todos os judeus, passou a sofrer uma violenta discriminação. Por isso, ele foi obrigado a emigrar para os Estados Unidos, onde deu continuidade a seu trabalho na Universidade de Princeton. Certo de que os alemães tentariam construir bombas nucleares, Einstein convenceu o presidente Franklin Roosevelt de que os Estados Unidos deveriam iniciar imediatamente um programa de desenvolvimento do artefato. Os alemães não conseguiram fabricar a bomba, mas os americanos sim.
  No final da guerra, Einstein continuou a trabalhar em sua Teoria do Campo Unificado, em que postulava que todas as leis básicas da física poderiam ser unificadas numa só teoria. Esse seu último trabalho foi considerado tão profundo e complexo que permaneceu intocado por vários anos após sua morte em Princeton, Nova Jérsei, em 18 de abril de 1955.

Bibliografia: 
livro: 100 Homens que mudaram a História do Mundo; autor: Bill Yenne

Nenhum comentário:

Postar um comentário